Nah DovaeCleonora Hudson

Nah Dove e Cleonora Hudson

EU, MULHER PRETA, ERRO

Gilza Marques

 

Se tem uma coisa que eu aprendi com o mulherismo africana, (e que parece ser simples, mas que fez toda a diferença nesse caminho que é a busca pela afrocentricidade) é que eu, mulher preta, erro.

A interpretação feminista, em especial a interpretação do feminismo negro, dava em mim a sensação de que tudo o que eu fizesse estava correto, porque eu “sou a base da pirâmide social” (como se eu fosse a base da pirâmide social sozinha) e, portanto, tinha o direito a tudo, sem jamais ser criticada. (E se um irmão preto me criticasse ou discordasse de mim era porque ele era um machista.)

Quando eu li a Cleonora Hudson escrever sobre a necessidade de admitirmos que mulheres pretas também fazem coisas que afetam negativamente nossas comunidades, eu senti um desconforto gigantesco, porque eu sei que isso é real. Os erros dos homens pretos já estão mais do que debatidos e escrachados. E quanto a nós?

Eu, mulher preta, erro. Eu, mulher preta, erro, e não abro mão disso. Eu, mulher preta, também já busquei o príncipe encantado branco, por exemplo, porque eu também fui exposta a um modelo ideal de beleza de homens e mulheres. Eu, mulher preta, admito que fui mais tolerante com os erros de um namorado branco que eu tive, e que minha relação com esse senhor foi a mais duradoura que tive na vida porque eu era mais condescendente com seus erros. Eu errei.

Dizer “eu, mulher preta, erro” é me colocar de novo no campo do humano. Porque eu sou humana. Já tiraram nossa humanidade tantas vezes, não quero que a retirem de mim de novo. E, sendo humana, erro.

Admitirmos isso é também tirar um peso gigantesco de nossas costas. Errar, e fraquejar, e não ser sempre forte e precisar dos irmãos quando as coisas estão muito difíceis é um alívio. Se só os erros de uma parte de nós são debatidos, como poderemos reerguer o nosso povo de novo? Ainda bem que o mulherismo africana existe!

https://pensamentosmulheristas.wordpress.com/2015/12/10/eu-mulher-preta-erro/

