Ana Fátima dos Santos nasceu e reside em Salvador/BA. No caminhar de mulher, negra, candomblecista, educadora, vê na literatura um sentido para a vida. Graduou-se em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-graduação Crítica Cultural (UNEB/Campus II) desenvolvendo pesquisa sobre materiais didáticos e educação escolar quilombola.

Foi editora do fanzine É na Raça (2007-2008), no qual levanta temas sobre relações étnico-raciais, contos e poemas de autores afro-brasileiros. Possui publicação em uma antologia de poemas e contos (SFX, 2014) com o poema A cor da terra, na Antologia Cadernos Negros: poemas afro-brasileiros – volume 37 (Quilombhoje) com diversos poemas. Participou do Festival de literatura de São Francisco Xavier, São Paulo, em abril de 2014. Entre os temas mais recorrentes na sua produção de contos, poesias, crônicas e acadêmicos estão a identidade negra, mulher negra versus racismo, cotidiano, candomblé/vivências, etc.

Ana Fátima dos Santos realiza rodas de leitura infantil no Ilê Axé Iboro Odé e tem como projeto futuro o lançamento de um livro de literatura infanto-juvenil.

LIVROS PUBLICADOS: ANTOLOGIA DE POEMAS E CONTOS (SFX, 2014), ANTOLOGIA CADERNOS NEGROS: POEMAS AFRO-BRASILEIROS – VOLUME 37 (QUILOMBHOJE: SÃO PAULO, 2014)

BLOG: WWW.NEGRONAPRETA.BLOGSPOT.COM.BR/