Por Iza Florentino

Manuel Querino entre Letras e Lutas – Bahia: 1851-1923. Esse é o título do livro que a professora Maria das Graças Leal, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vai lançar no próximo dia 13 de maio, às 16h30, na Biblioteca Pública do estado, no bairro dos Barris, em Salvador.

A obra é resultado da tese de doutorado da autora defendida no Programa de Pós-Graduação em História Social, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado pela editora Annablume, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS) do Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus, o qual Maria das Graças coordena, o livro revela aspectos da vida do artista, político, professor e intelectual Manuel Raymundo Querino (1851 -1923).

O legado deixado por Querino, que inclui nove livros e cerca de 14 artigos publicados na revista do então Instituto Histórico da Bahia, foi a principal fonte utilizada pela professora para compreender a trajetória desse brasileiro afrodescendente, nascido em Santo Amaro da Purificação, no estado baiano.

“Querino foi um militante fiel à causa do oprimido. De base operária, ele seguiu pelo mundo da política partidária, ao mesmo tempo em que desenvolvia o talento de artista, diplomando-se em desenho e cursando Arquitetura. No Império, militou no trabalhismo, criando a Liga Operária Bahiana e, na República, foi um dos fundadores do Partido Operário. Mais tarde, quando se desligou da política, iniciou outra militância, se dedicando ao magistério e à produção do conhecimento”, comentou a autora.

Para a realização da tese de doutorado, a professora da UNEB utilizou ainda fontes disponibilizadas nos arquivos público do estado e do município e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

Fonte: http://www.uneb.br/2010/05/07/professora-lanca-livro-sobre-legado-de-manuel-raymundo-querino/